No dia 03 de setembro, exatamente antes das eleições 2010, foi deflagrada em todo o país a campanha Eleições Limpas, uma iniciativa da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em Alfenas, a campanha ganhou reforço do Projeto “Exercício da Cidadania através do voto consciente” da Faculdade de Direito da Unifenas e da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com adesão de escolas publicas e particulares.
O marco inicial foi a Praça Getúlio Vargas, onde se reuniram os parceiros para a distribuição de panfletos que esclarecem as propostas da campanha e simulação de voto na urna eletrônica. Da praça, estudantes de Direito foram para diversos locais de grande concentração de pessoas, como restaurante popular, faculdades, hospitais e supermercados.
A juíza eleitoral Adriani Freire Diniz Garcia explicou que a campanha pretende conscientizar os eleitores para que não vendam o seu voto e analise os candidatos em suas intenções e vida pregressa. “O eleitor deve verificar se o candidato tem o perfil que se espera de um bom político.”
As professoras Ana Paula Barroso de Salles Paiva Prado e Nivalda Lima e Silva, que trabalham no projeto de cidadania desde 2002, explicam que a campanha orienta os eleitores para o voto livre, consciente e responsável. São estudantes de Direito que levarão a diversos locais a mensagem das Eleições Limpas e também farão o trabalho de treinamento do voto na urna eletrônica, em especial neste ano, em que o eleitor terá de votar em candidatos a seis cargos. Eles já vêm atuando em praças e também na feira livre de domingo.
O ouvidor eleitoral da Subseção da OAB Carlos Henrique Calicchio Messias também participou do lançamento da campanha e afirmou que a Ordem tem se engajado em diversas campanhas que visam ao fim da corrupção eleitoral e conscientização dos eleitores.
Mauro Fraga, chefe do Cartório Eleitoral, ressaltou que “cada vez mais instituições aderem às campanhas de conscientização, ajudando a Justiça Eleitoral a promover cada vez eleições mais limpas e transparentes.”
Diretores, professores e alunos da rede pública receberam panfletos na praça e também puderam simular o voto na urna eletrônica. A secretária municipal de Educação e Cultura, Aliene de Carvalho, solicitou a juíza eleitoral que este trabalho seja levado a todas as escolas públicas, pois desta forma chegará a mais pessoas, não apenas aos alunos, mas também aos pais.
AO ELEITOR – AMB e TSE prepararam uma cartilha para os eleitores com diversas informações sobre a importância do voto e o papel que ele pode exercer na fiscalização do processo eleitoral para que ele seja limpo, livre de corrupção e irregularidades.
A cartilha é corroborada por uma “Mensagem ao eleitor”, redigida pelo projeto da Unifenas, que também alerta os eleitores neste sentido.
PLANTÃO – O Cartório Eleitoral de Alfenas estará de plantão, de 12 às 19 horas, aos sábados, domingos e feriados até as eleições.
Fonte: Jornal dos Lagos
Nenhum comentário:
Postar um comentário